domingo, 6 de janeiro de 2008

Jounaux Misanthropiques

esse despedir da Cecília é uma contrariedade: perdi uma fiel. Amei-a na medida em que a convenci da minha utilidade pública. E ela se afeiçoou a alguém que do mesmo modo acreditou nela.
No dicionário o ingênuo define misantropia como "aversão ao gênero humano, solidão"; ingênuo porque sugere os sinônimos "urso, selvagem e solitário". A imagem de um urso é, à primeira vista, grosseira e pueril, como se o misantropo pudesse ser uma ameaça. É pueril em primeira análise, pois urso é uma palavra bastante forte no universo infantil, evocando pêlos, uma atmosfsra sombria e gelada, e uma boca ameçadora. Aí a imagem torna-se sofisticada: um urso não oferece perigo desde que circunscrito a uma região remota e protegida das ameças do mundo civilizado. Os ursos têm habitos bastante solitários, é dos poucos mamíferos não-gregários da natureza, consegue dormir durante todo o inverno nutrindo-se das suas reservas e não têm predadores. Por um equivoco filosófico(?) o autor do verbete contrapõe filantrôpo à misantrôpo.
o uso corrente da palavra filantropia nos evoca pessoas egoístas como ursos, mas civilizadas e vaidosas o suficiente para não sugerir a imagem de um animal ameaçador.
mas o filantrôpo não seria mais gregário porquê predador?

Pharmakkon Epicurista

fiquei desapontado com a proximidade do ascetismo de Epicuro com o dos estóicos. não que eu ainda confundisse a doutrina do mestre de Samos com qualquer outra que objetivasse só ao prazer imediato, mas descobrir que em seu jardim eram servidos pão e água diariamente e que o acréscimo de queijos eventualmente celebrava datas especiais não me entusiasmou mais que descobrir o quanto Schopenheuer amava o seu cão.
de qualquer modo essa corrente filosófica parece legítima se comparada àquelas dos atomistas do mesmo período:Epicuro não nega a religião como fenômeno estético, coloca a sabedoria acima de todas as práticas humanas e sugere a moderação. mas o autor do verbete também lembra que Epicuro foi um homem privado de sua liberdade política e vítima de uma doença dolorosa, daí a sua necessidade de estabelecer um dogma que recomenda serenidade diante da dor, e a busca de prazeres amenos para aplacá-la. de qualquer modo algo muito diferente daquela doutrina sensualista que eu buscava para diminuir o meu fastio.

la mer

e o Francisco Bosco disse que se o Barthes vivesse no Rio provavelmente seria menos angustiado e iria à praia flertar com os surfistas. Surfistas me agradam, a praia também, mas minha alma é temperada, e portanto, carrega uma dor tão maior que qualquer erotismo....

Nenhum comentário: